Os 4 pilares para se tornar um Expert em CIPA: Tudo que Você precisa saber!

Quer ser um Expert em CIPA? O objetivo deste Artigo é mostrar o caminho que você deve percorrer para se tornar um Especialista em CIPA.

É direcionado a Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros de Segurança do Trabalho, bem como Enfermeiros, Médicos do Trabalho e demais profissionais prevencionistas que querem ser reconhecidos no mercado ou que buscam melhorias profissionais na área de SST.

Lendo este artigo até o fim você será capaz de montar sua própria estratégia para constituir e treinar CIPAS de pequenas, médias e grandes empresas ou ainda se destacar entre a sua equipe de trabalho. E caso você não saiba o que é CIPA ou precise aprender detalhes sobre constituição, treinamento e gestão desta comissão, quero lhe recomendar fortemente que primeiro leia o Artigo básico de introdução ao assunto, basta clicar no botão abaixo:

Indo direto ao ponto…

DESTAQUE-SE!

Não seja "mais um", ESCONDIDO no meio da multidão!

Expert em Cipa fora da curva

Lembro-me bem que a uns 12 anos os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho eram poucos e a quantidade de serviços também não era como hoje, mas de uns anos para cá a fiscalização intensificou (mesmo ainda sendo insuficiente) e as empresas começaram a procurar estes profissionais e logo o mercado da educação despertou interesse neste público.

Surgiram então inúmeros cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, depois surgiram os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho e por último os cursos de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

Hoje a quantidade de profissionais prevencionistas formados é grande, mas ainda não é o suficiente para suprir a demanda do mercado, então surge a pergunta:

Por que muitos prevencionistas não estão atuando na área?

A resposta é relativamente simples, é uma somatória de vários pequeno motivos, mas na minha opinião particular um em especial contribui significativamente para este cenário.

“As instituições de ensino embora detentoras de elevado conhecimento técnico, não estão alinhadas com as necessidades específicas do mercado”

E assim um número reduzido de profissionais com sorte se empregam e muitos outros ficam sem oportunidade e até abandonam a profissão.

Analisando este cenário comum em todo o Brasil, decidi te ajudar com uma orientação de como se tornar um profissional reconhecido e desejado pelo mercado e para isso vamos focar no atendimento de uma necessidade específica do mercado “A constituição, o treinamento e a gestão da CIPA“, isso porque toda empresa, seja pequena, média ou grande, independente do seguimento precisa de profissionais para realização deste serviço, sejam contratados como empregados ou consultores externos.

O mercado deseja Expert e não um profissional comum, por isso este artigo é para te mostrar um caminho para se tornar um Expert em CIPA.Sendo assim, com a experiência de mais de uma década como consultor, tendo errado e acertado em inúmeras estratégias para atender o mercado, listei 4 pilares que sustentam um profissional diferenciado nos dias de hoje, são estes:

Primeiro Pilar: O Conhecimento de um Especialista em CIPA

Caso hoje uma empresa quisesse contratá-lo para constituir a CIPA, você tem o conhecimento necessário para iniciar o serviço amanhã?

conhecimento em cipa

Esta situação é semelhante a que alguns ex-alunos meus e inclusive eu mesmo já passamos, a de ligarem para o nosso escritório querendo contratar um serviço que demanda conhecimento específico e com a urgência, ou seja “para ontem”.

Particularmente aqui vou falar quais foram as minhas opções:

1 – Informar que não é possível atender no prazo desejado e consequentemente perder o cliente.

2 – Parar outros serviços, reunir a equipe e focar neste atendimento, sabendo que existe o risco de atrasar outros serviços contratados anteriormente.

Ainda existe uma terceira opção que aqui na Plennum não faz parte da nossa conduta profissional que é:

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo;
Continuar os serviços já contratados; e
Assumir mais um serviço sem a devida preparação.

O que ao final vai culminar em não fazer nenhum serviço com qualidade, desagradando os cliente antigos e o novo, construindo uma péssima imagem no mercado.

E embora profissionais e empresas de consultoria neguem a prática desta última opção, a realidade tem nos trazido muitos clientes que relatam já ter passado por experiências desagradáveis como esta.

Quando e onde o conhecimento te ajudará?

A maioria dos profissionais levam um tempinho para aprender que o conhecimento não é necessário apenas para executar algum serviço.

Na verdade, depois que você adquire certo conhecimento, que detém o saber sobre algo, você perceberá que irá utilizá-lo bem antes de ser contratado para a execução do serviço propriamente dito.

Um dos momentos mais importantes em que o conhecimento pode contribuir é na hora de fechar um contrato, pois em negociação B2B (business to business), ou seja, de empresa para empresa ou até mesmo de um consultor autônomo para um empresa, os contratos não são fechados sem antes a contratante ter um certo nível de segurança sobre a consultoria ou o profissional que será contratado.

Neste momento demonstrar conhecimento é fundamental!

Mas cuidado, ficar falando com termos extremamente técnicos e no momento errado pode ser uma perda de tempo. Aqui cabe sugerir o estudo de técnicas de negociação B2B.

Demonstre seu conhecimento moderadamente!

Não seja arrogante!

Seja um Expert em CIPA!

E como já disse lá na introdução deste artigo, se quiser ter uma base sobre CIPA clique no botão abaixo e leia o artigo:

Aproveite também para aprender como transformar a sua CIPA na maior difusora de informações de SST, basta clicar no botão abaixo e ler o artigo:

Segundo Pilar: O Material usado por um Especialista em CIPA

Em quanto tempo você prepararia toda documentação necessária para Eleição, Treinamento e Gestão da CIPA?

Treinamento de Cipeiros

São inúmeros os materiais necessários a Constituição de uma CIPA, que vão desde informativos e comunicação da eleição, ficha de inscrição de candidatos, modelos de atas de reunião, de resultados, entre outros.

Após a CIPA eleita ainda existem outros documentos a serem utilizados, principalmente na hora do treinamento.

E realizar treinamento sem um material didático no mínimo excelente é como dar um tiro no pé, afinal nunca esqueça que o treinamento da CIPA é o único que tem sua avaliação pelos treinados previsto na própria Norma Regulamentadora nº 5 e caso os Cipeiros entendam que não foram bem treinados o treinamento é invalidado e é exigido a contratação de nova empresa para ministrar outro treinamento. Já imaginou se isso acontece com o seu treinamento?

Uma dica específica é: Faça uma boa pesquisa e elabore você mesmo o seu material didático e não use materiais de baixa qualidade da internet.

E também não precisa fazer como aqui na Plennum que encomendamos uma apresentação profissional em power point. pois embora tenhamos ficados satisfeitos com o resultado final e tem agradado nossos clientes, acaba sendo um investimento relativamente alto.

Na ultima etapa da Consultoria em CIPA é um diferencial que você deve avaliar a possibilidade de ter é deixar organizada toda a gestão da CIPA para aquele mandato (1 ano), isso além de ajudar a CIPA a alcançar os resultados desejados, cria uma confiança muito grande no trabalho e ajuda a lembrar de você em contratos futuros.

Logo, é imprescindível que um Expert em CIPA já tenha pronto todo o material a ser utilizado e principalmente que não seja nenhuma cópia mal elaborada da internet (o que sem dúvida coloca em cheque a reputação de qualquer consultor).

Terceiro Pilar: O Marketing desenvolvido por um Especialista em CIPA

Você acha o marketing importante? Quanto você investe em Marketing? Quais ações de Marketing você realiza? Qual resultado destas ações?

Sobre o Marketing ser ou não importante é uma pergunta que eu nem deveria te fazer, porque o marketing é na minha opinião o mais importante dentre estes 4 pilares.

A ponto de aqui na Plennum o Marketing só perde em quantidade de recursos disponibilizados para os equipamentos.

No nosso caso as ações de Marketing são complexas, pois trabalhamos em 3 frentes com ações distintas em cada frente, mas para você que esta iniciando a carreira ou mesmo que já atua no mercado a alguns anos e ainda não fez nenhuma ação coordenada de marketing, informo que é completamente possível realizar uma campanha de Marketing com sucesso com poucos recursos.

E é claro que com os resultados você vai querer investir cada vez mais em Marketing, como foi o nosso caso que começamo com bem pouco e hoje temos um investimento significativo.

Então quanto deve ser investido em Marketing?

Eu diria que antes de definir o valor a ser investido você deve estudar as estratégias que você irá utilizar, conhecer quais se aplicam a sua realidade, ao seu mercado, o que melhor funcionará e o que não adiante fazer.

Depois de definido a estratégia, defina então o valor a investir.

Qual ação de Marketing deve ser realizada?

Esqueça as estratégias de Marketing das grandes empresas. Comerciais, patrocínio de shows ou eventos fora do seguimento que sua empresa atua, isso funciona com marcas já amplamente conhecidas e que possuem budget de milhões de reais para Marketing e Propaganda.

No seu caso e no meu as estratégias que funcionam são aquelas que nos aproximam do nossos clientes, então é fundamental conhecer quem são seus prospects para traçar a melhor estratégia de Marketing. E não se engane, nem todas as empresas são seus prospects.

Eu aconselho iniciar com estratégias de Marketing digital, em geral são mais baratas do que o Marketing tradicional e permitem um bom controle dos resultados.

O que esperar destas ações de Marketing?

Só podemos esperar um resultado: O aumento da quantidade de Clientes.

Depois de tempo, esforços e recursos financeiros investidos em Marketing é natural que se tenha resultados, todavia existem resultados da ordem de Clientes propriamente dito e impacto da marca no cliente, ou seja, aquele prospect que viu sua ação de marketing, não se tornou cliente imediatamente, mas passou a te conhecer e considerar te contratar. Na hora que precisar do teus serviços vai lembrar de você.

Quarto Pilar: O Profissionalismo de um Especialista em CIPA

A cereja do bolo, a garantia de contratos futuros!

São muitas as boas práticas de um bom Consultor ou de uma Empresa de Consultoria.

Atender com PROFISSIONALISMO seu cliente vai te garantir vida longa no mercado.

Então deixa eu te explicar uma relação importantíssima entre estes 2 pilares:

Marketing e Profissionalismo

O Marketing vai te trazer NOVOS clientes e o Profissionalismo vai garantir que estes clientes CONTINUEM comprando com você. Simples assim!

Logo, você não pode deixar de conhecer e trabalhar estes dois pilares.

Sabendo disso vou te mostras 3 boas práticas do Expert em CIPA:

Na Pré-venda

Poderia te falar de vários fatores importantes na etapa de pré-venda, mas quero que você foque em um único fator capaz de aumentar seus resultados em pelo menos 50%.

Transmita segurança ao seu cliente, mostre para ele o quanto você está preparado para atendê-lo, faça questão de dizer que você já tem todo o material necessário pronto e que se ele desejar iniciar o serviço o quanto antes você poderá fazer.

Na Execução dos serviços

Entre os fatores que causam o maior impacto na etapa de condução dos serviços peço que você foque em:

Pontualidade, não atrase nenhuma ação, seja a entrega dos documentos necessários a eleição dos Cipeiros, seja o dia da eleição ou o treinamento, procure ter total controle do tempo, pois estas ações demandam grande coordenação na ocorrência de outras ações menores.

Na Pós-venda

Se você fez um bom trabalho na pré-venda e conduziu bem a execução dos serviços, a etapa de pós-venda vai ser só para impulsionar novos contratos.

Então foque em uma estratégia de abordagem que envolva seu cliente em gratidão pelo excelente trabalho realizado e ajude-o a definir novas metas em SST, possivelmente você será contratado para outros trabalhos.

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Acredito que agora esta bem claro para você o que é necessário fazer para ser um profissional reconhecido e desejado pelo mercado, lembre-se principalmente que para cada estratégia de atendimento ao mercado os pilares podem mudar.

Sendo assim mostramos aqui, como sugere o título, os 4 pilares para se tornar um Expert em CIPA.

Logo, atender empresas focado nesta demanda específica já trata-se de uma estratégia altamente poderosa uma vez que todas as empresas precisam deste serviço.

Além de possibilitar a expansão deste atendimento a outras áreas da SST.

Então, prepare-se, inicie a construção dos seus pilares hoje mesmo e coloque em prática sua estratégia para atender um mercado cada vez mais exigente.

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